-Requerimento nº 21 de 2022

Identificação Básica

Tipo de Matéria Legislativa

-Requerimento

Ano

2022

Número

21

Data de Apresentação

05/05/2022

Número do Protocolo

 

Tipo de Apresentação

Escrita

Texto Original

Numeração

    Outras Informações

    Apelido

     

    Dias Prazo

     

    Matéria Polêmica?

    Não

    Objeto

     

    Regime Tramitação

    Normal

    Em Tramitação?

    Não

    Data Fim Prazo

     

    Data de Publicação

     

    É Complementar?

    Não

    Origem Externa

    Tipo

     

    Número

     

    Ano

     

    Local de Origem

     

    Data

     

    Dados Textuais

    Ementa

    As vereadoras que abaixo subscrevem, nos termos regimentais, requerem informações junto ao Executivo Municipal quais medidas serão tomadas para aplicação do Projeto de Lei nº 2564/2020, que Altera a Lei nº 7498, de 25 de junho de 1986, para instituir o piso salarial nacional do enfermeiro, do técnico de enfermagem, do auxiliar de enfermagem e da parteira, aprovado na Câmara dia 04/05/2022

    Indexação

    Considerando que fomos questionados junto aos profissionais em questão, viemos requer do Executivo quais serão as medidas para o cumprimento, assim que seja sancionada a Lei.
    A Câmara dos Deputados aprovou, na última quarta-feira dia 04/05/2022, o piso salarial dos profissionais da enfermagem. A proposta abrange enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem e parteiras. Pela proposta o salário mínimo inicial para enfermeiros será de R$ 4750,00 em todo do Brasil, no setor público ou iniciativa privada. Para técnicos de enfermagem, projeto prevê 70% do piso dos enfermeiros. Para auxiliares o piso é de 50% dos enfermeiros.
    O projeto prevê ainda a atualização monetária anual do piso da categoria com base no Índice Nacional de Preço ao Consumidor (INPC) e assegura a manutenção de salário eventualmente superiores ao valor inicial sugerido, independente da jornada de trabalho para a qual o profissional tenha sido contratado.
    Considerando que a proposta já passou pelo Senado, irá agora à sanção do Presidente Jair Bolsonaro, mas ainda será necessário o Congresso promulgar a PEC nº 122/2015, do Senado, que proíbe a União de criar despesas aos demais entes federativos sem prever a transferências de recursos para custeio.
    Depois de ouvido o plenário, requeremos à mesa, depois de cumprida as formalidades regimentais, seja oficiado o Exma. Sra. Prefeita Municipal solicitando tais providências.

    Observação

    Data Votação: 9 de Maio de 2022